terça-feira, 10 de abril de 2012

Quimica no Nosso dia-a-dia


Química no nosso dia a dia



Curiosidades



Por que a cebola provoca lágrimas?                                   

Dentre as várias substâncias voláteis que estão presentes na cebola, uma delas é o dissulfeto de alila. Essa substância provoca irritação das mucosas, ou seja, quando realizamos o corte da cebola o dissulfeto de alila é volatizado (liberado) e chega até os olhos provocando lágrimas.



Por que as mãos lavadas só com água secam mais depressa do que as lavadas com água e sabão?


Se você usou sabão e não enxaguou direito, vai notar que elas se mantêm escorregadias e úmidas por um bom tempo. Agora se as lavou somente com água, rapidamente terá suas mãos secas.

A explicação está no detergente ou sabão aplicado no processo, eles formam uma película protetora sobre sua pele, impedindo a evaporação da água por um período de tempo.

Existe líquido que não molha?

Um líquido molha devido às forças de adesão presentes nele, ao entrar em contato com uma superfície essas forças fazem com que a superfície fique molhada.

Mas se a força de coesão for maior do que a de adesão ocorrerá exatamente o contrário: a superfície não irá se molhar. É exatamente isso que acontece com o mercúrio que corre dentro dos termômetros, a atração entre as moléculas de mercúrio (coesão) não permite que se espalhem sobre determinadas superfícies, como a do vidro e das folhas de papel.


Demonstração: os átomos de mercúrio ao entrarem em contato com uma superfície de vidro, não são atraídos pelas moléculas de SiOH (hidróxido de silício presente no vidro), preferem se ligar entre si, ou seja, a força de coesão é maior do que a de atração. O mesmo não acontece quando moléculas de água entram em contato com superfícies de vidro, pelo contrário, elas se desfazem estabelecendo ligações O-H com as moléculas de SiOH, por isso então é que a água molha o vidro.

O que faz a borracha apagar?

A escrita no papel se dá graças ao depósito de grafite (provindo do lápis) sobre a mesma. O grafite tem com a folha de papel uma força de adesão, e a borracha entra para quebrar as moléculas que deram origem a esta ligação. O grafite se adere então à borracha, esta resposta dá origem à outra pergunta: como a borracha fica novamente limpa?

O grafite não tem pela borracha a mesma força de adesão que tem com o papel, tudo se explica pela composição. A borracha tem entre seus componentes, enxofre e óleos especiais, estes ingredientes fazem com que a grafite se desprenda facilmente da superfície.
Por: Sofia Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário